terça-feira, 27 de abril de 2010

OS SEGREDOS DOS BONS PROFESSORES


A revista Época, desta semana (foto), traz uma matéria muito interessante intitulada "os segredos dos bons professores - os mestres que transformam nossas crianças em alunos de sucesso (e o que todos temos a aprender com eles)".

Se engana quem pensa que é uma matéria dirigida somente aos professores. Pelo contrário, é de interesse e deveria ser lida por todos nós que temos filhos em idade escolar.

o texto tem como epicentro os educadores Doug Lemov, que lançou recentemente o livro: Ensine como um Campeão - 49 técnicas que colocam os estudantes no rumo da Universidade e Steven Farr, autor do também recém-lançado livro "Ensinar como um líder: o guia do professor supereficiente para diminuir o déficit de aprendizado".

Na verdade Lemov fez um grande trabalho. Realizou profundo estudo sobre as técnicas dos professores que estão por trás dos alunos que tiram as melhores notas nos exames nacionais, mesmo, no caso, sendo estes moradores de comunidades pobres e violentas.

Em síntese, gosto de ler matérias que tratam desse tema e percebo que as conclusões são semelhantes, no que diz respeito à nossa educação: os cursos de pedagogia estão enchendo a cabeça dos nossos professores com os grandes teóricos da educação (Freinet, Morin, Piaget, Paulo Freire, Vygotsky, etc.), e estão dedicando muito pouco tempo às boas, modernas e simples técnicas de ensino em sala de aula, ou seja, nossos professores ficam peritos em teorias educacionais, mas despreparados para lidar e para ensinar aos nossos pré-aborrecentes (que já se acham adultos) equações, ângulos, interpretação de textos, história, biologia...

Quem sou eu para aconselhar pais, professores ou muito menos diretores de escola, mas como cidadão tenho direito de sugerir (pelo menos aqui no meu blog) uma leitura ou até uma discussão em cima desse tema, que, a meu ver, é de profunda importância para a melhoria da qualidade do ensino, e, portanto, para o futuro de nossos filhos e do nosso país.

2 comentários:

Augusto Souto disse...

Em Pernambuco com o apoio e valorização que o Governo do Estado está dando...Em Pernambuco Professor com 20 anos de Profissão e Mestrado ganhará menos que Merendeira
Criamos estas tabelas comparativas, entre os salários dos professores(150 h/a), Assistentes Administrativos e Auxiliares Administrativos, com suas respectivas formações e tempo de serviço.Incluimos a Gratificação de Magistério para os Professores e o 207 para as demais categorias.Nestas tabelas percebemos claramente a "valorização" que a partir de Junho o Governo do Estado dará aos Professores.Não seremos só o pior salário para Professores do Brasil, também seremos o pior salário pago a um profissional com nível universitário em nosso País.Parabéns Governador e Srs. Deputados, vocês conseguiram piorar um pouco mais a nossa situação. Um exemplo: Um PROFESSOR com MESTRADO e 20 anos de Trabalho ganhará menos R$ 13,56 que uma Merendeira com o mesmo tempo de serviço. O que o Governo com o respaldo de 34 fez, acabou com os sonhos de muitos jovens que pretendiam ingressar no Magistério Estadual acreditando que poderiam ter uma vida digna com uma profissão que é tida como uma das mais nobres por todos aqueles que têm um mínimo de consciência política e percebem que Desenvolvimento sem Educação não existe, que o digam as potências globais, que coincidentemente alavancaram suas economias após reformas importantes em seus sistemas Educacionais, principalmente com Valorização dos profissionais da área. O poeta falou que eles estão surdos.Mas, se vivesse em Pernambuco acrescentaria que estão cegos e loucos também.

Augusto Souto
professor-Garanhuns.


veja no nosso blog a tabela completa.
www.educacaoelutape.blogspot.com

Anônimo disse...

Oi interessante este blog parece bem posicionado.........boa:)
Muito agradável faz mais posts assim !

Todos os Direitos Reservados - Blog do Alexandre Marinho 2010